História

História, Missão, Valores e Missão

Um pouco da nossa histórica

Foi nos primórdios do ano de 1983 que germinou a ideia de oferecer à nossa freguesia uma obra de carácter social, que viesse a dar apoio a crianças na idade escolar e a idosos. Era então pároco o Padre Pinho.Um pequeno grupo de pessoas, entre elas o Padre Sousa da Caritas Diocesana de Coimbra e duas Técnicas de serviço social, vieram até nós e propuseram-nos a hipótese de pormos a funcionar em Ventosa do Bairro um OTL (ocupação de tempos livre) para crianças na idade escolar, com o objetivo de ocupar essas mesmas crianças, e evitar que ficassem pela rua sem ninguém que as cuidasse, durante o tempo em que os pais se encontravam ocupados na lavoura ou nos seus empregos.

Desse encontro ficou nomeada uma comissão instaladora que, graciosamente, se ocuparia dos contactos necessários para levar a efeito a ideia proposta. Essa comissão foi formada pelo Padre Pinho, pelo Senhor Amado de Almeida e por Maria Helena Diniz.

Logo pusemos mãos à obra que não foi fácil quanto parecia, pois as burocracias inerentes a tais empresas emperram a todo o momento e as coisas não correram tão célebres como seria necessário.

Contudo, volvido quase um ano, abrimos o ATL que funcionou durante cinco anos na casa paroquial para efeito cedida pelo Bispado de Coimbra.

Foi feito um peditório pela freguesia que rendeu à volta de 48.000$00, e foi com essa quantia irrisória que fizemos obras na residência, para a preparar para receber condignamente as primeiras crianças num total de 18, dos 6 aos 10 anos de idade. Os primeiro tempos foram difíceis, até que começaram a chegar os

primeiros subsídios do Centro Regional de Aveiro, que foram aumentando à maneira que aumentava o numero de crianças. Contudo, com a ajuda de todos, tudo se foi fazendo e nunca faltou o essencial para o bom funcionamento da Instituição nascente.

Em 1987 pusemos a funcionar um Centro de Convívio para Idosos, para os nossos Maiores, como começámos a chamar-lhes. Eram poucos a princípio, talvez uns oito ou dez, mas o seu numero foi aumentado, dado o bom ambiente criado à sua volta por todos aqueles que a eles se dedicavam.

Começou então, e por necessidade de espaço mais alargado, a surgir a ideia de construímos o nosso centro Paroquial de Solidariedade Social, mas, para isso, precisávamos de cerca de 12.000 contos. Onde ir buscar tanto dinheiro? Depois de fazermos um cortejo de oferendas que rendeu cerca de 300.000$00, que o povo da freguesia deu com o suor de seu rosto, começaríamos a obra, sempre a contar os tostões, para que nada faltasse.

Evidentemente que recebemos ajuda monetária quer da Câmara Municipal da Mealhada, quer do Governo Civil de Aveiro, quer do Sr. Henrique Santos, que contribuíram graciosamente para o projeto bem como o Sr. Eng. Calisto, e ainda o Sr. Ângelo Baptista (que nesta data era o Presidente da Junta de Freguesia), que foi o seu construtor, e que nunca deixou de prosseguir com as obras, muito embora houvesse atrasos constantes nos pagamentos os quais chegaram a atingir um milhão de escudos.

De realçar também a Acão levada a cabo na América do Norte pelo casal Nogueira, que rendeu mais de 300.000$00.

Tudo foi conseguido em 1989, e finalmente inaugurámos o edifício que hoje comporta as valências de ATL, Centro de Dia e Apoio Domiciliário e do qual muito nos orgulhamos, dado o seu funcionamento irrepreensível e altamente valioso para toda a freguesia e outros lugares limítrofes.

Neste momento um outro sonho vem tomando volume nos nossos corações, que é a construção de um minilar ou residência comunitária para idosos que vivem sós, num terreno que para nós foi adquirido pela Câmara Municipal da Mealhada e para o qual valeu em muito a Acão e boa vontade do então Sr. Presidente da Câmara, Dr. Rui Marqueiro.

Missão, Visão e Valores

Como já referimos anteriormente, o Centro Paroquial de Solidariedade Social de Ventosa do Bairro (CPSSVB) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, fundada em 1983, adiante designada por Centro Paroquial, à qual é aplicável o regime jurídico das IPSS e mantém acordo de cooperação, para as respostas sociais de Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário, celebrado com o Instituto de Seguranças Social de Aveiro em 1983.

O CPSSVB tem sede na Rua da Fonte Velha, nº 3 – 3050-566, lugar de Ventosa do Bairro, da União das Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes.

Esta Instituição desenvolve uma abordagem integradora e multidisciplinar, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida do idoso e respetivas famílias.

 

I – Missão

O Centro Paroquial de Solidariedade Social de Ventosa do Bairro tem como Missão:

“Prestar um serviço de apoio à terceira idade, que se prime pela mudança e pela qualidade garantindo na prestação dos cuidados básicos, o respeito pelo idoso, reconhecendo-lhe o direito à plena cidadania, à independência e privacidade, proporcionando condições que potenciam a sua inclusão.”

II – Valores

O Centro Paroquial de Solidariedade Social de Ventosa do Bairro tem como Valores:

  • Bom relacionamento institucional;
  • Dedicação;
  • Diálogo;
  • Ética;
  • Eficácia;
  • Eficiência;
  • Honestidade;
  • Inovação;
  • Profissionalismo e Rigor;
  • Respeito pelos Direitos Humanos;
  • Responsabilidade Social;
  • Solidariedade e Sustentabilidade.

III – Visão

O Centro Paroquial de Solidariedade Social de Ventosa do Bairro tem como Visão:

“Ser uma instituição de referência, reconhecida pela qualidade dos seus serviços, baseada no trabalho de equipa e numa gestão sustentável, orientada para a inclusão social consolidando as respostas sociais atuando sempre de uma forma proactiva as necessidades emergentes da comunidade sénior.”